Primeira visita realizada na Feira Livre.

No dia 13 de setembro de 2010 realizamos a primeira vistoria na feira livre. Com uma inspeção detalhada em cima de um chek list, formulado pela minha professora. Analisamos os produtos hortifrutigranjeiros e as carnes.


Imagem 1(bancas da feira)


Focalizamo-nos nossa pesquisa nas carnes, pois como é um produto perecível (alto índice de umidade), assim estando mais possibilitado de bactérias. Em sua maioria se encontrava in-natura, ou seja, o animal era abatido e levado direto para a banca, sem nem uma refrigeração.  Isto em questão da carne suína.



Imagem 2(homem manuseando a carne suína)

A carne de frango, não foi tratada de outra maneira, eles a congelavam e a levavam para a banca, só avia um problema como eles manteriam aquela carne congelada? Está ai uma boa pergunta, eles a deixavam sobre a banca descongelando e assim adquirindo a ativação de vários microorganismos, que iriam causar o rápido apodrecimento da carne ou até a ativação de uma bactéria muito séria.

Imagem 3 (mulher com a carne de frango)

Os equipamentos usados no local, nem todos estavam em ótima condição, por exemplo: as maquinas de caldo de cana, já se viu uma feira que não se vende caldo de cana. Quase sempre são elas que se encontra em pior estado, enferrujadas e até com peças caindo.  Tomar um caldo deste é a mesma coisa que pedir, vem bactéria me pega, como pode causar varias doenças talvez não cause nada, mas o mais comum são dores intestinais que são realmente muito desagradáveis.

Imagem 4 (maquina de caldo de cana)

Podemos constatar também no local a presença de animais, como cães e gatos. A presença destes animais sempre é constante, causando vários riscos para a saúde humana, pois pode ir pelo no alimento. E logicamente eles iriam excretar no local, assim trazendo muitos patogenos ao ambiente.

Imagem 5 (cachorro)

(em construção)












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz