Objetivo do blog.

O objetivo da criação deste blog é a demonstração de um projeto de pesquisa em que estou incluída. Este projeto trata de vistorias realizadas na feira livre de minha cidade. Hoje feiras livres são grandes focos de preocupação da sociedade, pois muitos, em busca de economia, vão atrás de produtos mais baratos, sem saber que estes produtos passaram por uma manipulação precária. Minha professora Mayra Campos e eu estamos buscando formas de melhorar as condições deste local. A feira da cidade (Juína-MT) existe a mais de 28 anos e já se tornou um marco histórico para o município. Os feirantes não têm a preparação necessária. Tais informações nunca foram sequer imaginadas pelos feirantes. Alguns de meus parentes trabalham nesta área, e eles realmente não têm conhecimento sobre as condições de boas praticas.
Há alguns dias busquei por historias de feiras livres do Brasil. Pesquisadores afirmam que não há sequer uma única feira no mundo que não tivesse alimentos mal cuidados ou sem barulho. Em São Paulo os feirantes foram proibiram de falar alto. Obviamente eles ficaram indignados, pois este é o modo de eles oferecerem seus produtos, ou melhor, de “vender o seu peixe”.
Em Juína a situação não é a mesma, mas podemos dizer que se encontra bem próxima desta situação. Aqui o problema real é a falta de higiene na manipulação dos alimentos. Logicamente isso acontece em todo lugar, mas algumas cenas deixaram especialistas no assunto de queixo caído. Imagina alguém que queira comprar carne suína se deparando com um vendedor em uma situação deplorável, onde alguma outra pessoa sequer teria coragem de seguir em frente e fazer a compra. Você realizaria tal compra? Aposto que sim! Pois não ligamos para isto, a única coisa importante que há é o produto que iremos adquirir. Nós só queremos comprar, o resto não nos importa.
Aposto que todos neste mundo já tiveram desinteria. Mas afinal, você sabe o que causa desinteria, ou melhor dizendo, “dor-de-barriga”? É uma doença causada por uma pequena bactéria, a Salmonella. Você sabe de onde ela vem? De comida requentada, maionese, molhos, ovos e alguns alimentos mal manipulados.
Espero que tenha conseguido passar a importância deste projeto. Iremos melhorar muito a situação de nossa feira, e acho que muitos outros deveriam seguir nosso exemplo.



Ps.: Gostou, espero que sim, deixe seu comentário, nos realmente precisamos da ajuda de todos. Desde já agradeço.