Sócrates


N
ascido em Atenas por volta de 469 a.C. Teve uma vida de comum de qualquer ateniense adolescente da época, assim aprendendo música, ginástica e gramática. Por ser de uma época com grande incidência de guerras Sócrates também teve participação desta, como na guerra de Espartas (432 a.C.) e Tebas (424 a.C.). Com a implantação de um sistema democrata*, Atenas foi um dos primeiros lugares a se instalar este sistema. Ele começou a ter maior contato com intelectuais, artistas, aristocratas*, e políticos. Após boatos de um amigo, Sócrates se convenceu de sua missão de mestre. Seu amigo Querofonte, após ter visitado o templo Apolo, em Delfos, ouviu do oráculo* que Sócrates era “o mais sábio dos homens.” E com esta descoberta, ele passou a dialogar com as pessoas que gostariam descobrir a verdade e o bem. Com a guerra civil e a queda de Atenas, ele foi acusado de desrespeitar os Deuses e de corromper os jovens, assim sendo julgado, e condenado a morte por envenenamento. Ele se recusou a fugir, assim ingerindo a cicuta* e morreu rodea por seus amigos, em 399 a.C.
Sócrates não acreditava na escrita e por isso não há obras registradas sobre ele, ele acreditava que suas perguntas e respostas, assim como um meio de atingir a verdade, o bem e a justiça.
As únicas obras existentes sobre ele foi seu discípulo quem escreveu que era Platão, que o acompanhou desde seus 20 anos. Estas obras foram: Apologia de SócratesFedón e Critón, Simpósio, MemoráveisRecordações Socráticas, estas são algumas das obras escritas por ele. Nestas obras de Platão são bem retratadas as ideias de Sócrates, como no amor, ele acreditava que a ideia mais propícia para isto foi formada por sacerdotisa Diotima de Mantinea, que buscou seus conhecimentos através da geologia do amor. Ele acreditava que na política o melhor governador seria um filósofo, pois somente eles seriam capazes de entender. Ele também acreditava que a felicidade esta no próprio conhecimento, e não na busca por coisas materiais, assim tornando o conhecimento a coisa mais importante para uma pessoa. Outro filósofo a escrever sobre ele foi Aristóteles, apesar de não ter vivido em sua época.
Sócrates acabou se tornando um grande filósofo por possuir grande sabedoria e a renega-la, ele dizia que a sabedoria era limitada a sua própria ignorância, por isto a origem de uma de suas frases mais famosas, "Só sei que nada sei" e outra que demonstra bem a sua opinião, que é “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”.

(*)=Significado das palavras marcadas acima, no texto.
*DEMOCRATA.:  Para indicar modo de ser e de pensar.
*ARISTOCRATA.: Direcionado a Aristóteles.
*ORACULO.: Ser supremo, muito sábio.
*CICUTA.: Veneno que mata aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz