Deslocamento de Equilíbrio



Deslocamento de equilíbrio é quando um sistema que esta em equilíbrio sofre uma perturbação externa. Estas podem ser variação de temperatura, variação de pressão e variação de concentração.
Na variação de temperatura, toda e qualquer reação sofre mudanças na velocidade, se aumentar a temperatura irá aumentar a velocidade e a reação será endotérmica (direita), se diminuirmos irá diminuir a velocidade e a reação será exotérmica (esquerda). Portanto a mudança de temperatura favorece mais as reações endotérmicas.
Na variação de pressão, só acontece com gases. Quando ocorre um aumento de pressão aumenta-se a velocidade da reação e uma contração do seu volume, deslocando seu equilíbrio para a direita. Quando ocorre uma diminuição da pressão diminui-se a velocidade da reação e um aumento de seu volume, deslocando seu equilíbrio para a esquerda.
Na variação de concentração, é dada quando a uma mudança na sua concentração, se aumentarmos a concentração o seu equilíbrio será deslocado para a direita, se diminuirmos sua concentração o seu equilíbrio será deslocado para a esquerda.
Estes estudos são baseados na teoria criada por Le Chatelier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz