Solução e solubilidade



As misturas homogêneas são também chamadas soluções. Os componentes (substâncias presentes) de uma solução podem estar nos estados: sólido, líquido ou gasoso. Podemos dizer que a solução é um tipo de matéria formada por um solvente e um soluto.
 
Soluto é a substância que se encontra dissolvida no solvente. Solvente é a substância que dissolve o soluto. Por exemplo, a salmoura é um tipo de matéria composta por uma solução formada por sal e água. O sal é o soluto, pois está dissolvido na água, e a água é o solvente, já que dissolve o sal.
Existem também as misturas de gases, chamadas misturas gasosas. Independentemente da proporção de cada um de seus componentes, a mistura gasosa á uma solução, ou seja, uma mistura homogênea. Isso explica, por exemplo, por que não podemos ver o vapor de água misturados aos demais gases da atmosfera.

Outras misturas homogêneas ou soluções são o ar atmosférico, a gasolina etc.
De acordo com a quantidade de soluto em relação à de solvente, a solução pode ser:
  • diluída – pequena quantidade de soluto
  • concentrada – grande quantidade de soluto
  • saturada – soluto em quantidade máxima que o solvente pode dissolver.
O coeficiente de solubilidade de uma substância indica a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvido em um determinado solvente. Esse valor varia com a temperatura.
Há várias maneiras de indicar a quantidade de soluto presente numa solução. Uma das mais utilizadas é a concentração comum, calculada utilizando-se a equação:


em que: C é a concentração;
             m é a massa do soluto expressa em gramas;
              V é o volume da solução expresso em litro.

A concentração de sal na água do mar é, em média, de 30 g/L, isto é, em cada litro de água do mar há 30 gramas de sal. Nas regiões salineiras a concentração é superior a essa média.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz