Substâncias Puras e Misturas


Diferenciamos uma mistura de uma substância pura normalmente através de suas constantes físicas, tais como: ponto de ebulição (PE), ponto de fusão (PF), densidade (d) e solubilidade (solub).As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. Exemplo:
  • Água pura: - PE = 100ºC; PF = 0ºC; d = 1g/cm 3.
  • Água e sal de cozinha (NaCl): não apresentam constantes.
  • Álcool Puro: PE = 78,5ºC; PF = -177ºC; d = 0,79g/cm 3.
  • Álcool e Água: não apresentam constantes.

Misturas

Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias sem que haja reação química entre elas, e mantendo cada qual suas propriedades.
Na mistura de água e açúcar, não é possível distinguir visualmente um componente do outro: o açúcar desapareceu na água. Dizemos que essa é uma mistura homogênea.
Já na mistura de água e talco, é perfeitamente possível distinguir visualmente as duas substâncias.Dizemos, então, que essa é uma mistura heterogênea.

 
A definição de misturas homogêneas e heterogêneas está ligada ao modo como se percebe a mistura. Assim, uma mistura que a olho nu nos parece homogênea, quando vista ao microscópio pode revelar-se heterogênea. Dizemos então que ela é homogênea do ponto de vista macroscópico e heterogênea do ponto de vista microscópico.
   

 
As misturas heterogêneas cujos componentes só podem ser observados por microscópio, pois estão na forma de partículas muito pequenas podem ser chamadas de colóides. Entre outros são colóides: os alimentos como a gelatina e a maionese; alguns produtos farmacêuticos como pomadas e cremes; e o sangue.
As misturas heterogêneas apresentam fases distintas. Por exemplo, uma mistura de água e pedaços de ferro é uma mistura heterogênea em que se percebem nitidamente duas fases, ou seja, dois componentes distintos: a água e o ferro. Dizemos então que essa é uma mistura bifásica. Do mesmo modo falamos em misturas trifásicas, tetrafásicas, etc.
Cuidado para não confundir mistura com combinação de substâncias. Se você juntar, por exemplo, ácido clorídrico ao magnésio, o resultado será cloreto de magnésio e hidrogênio, que se desprende.
  
 

O resultado não é uma mistura homogênea, mas uma substância que antes não existia. É possível diferenciar uma mistura de uma substância pura observando suas propriedades específicas, como ponto de fusão e o ponto de ebulição.
A água pura, por exemplo, ferve a 100ºC (ao nível do mar). Essa temperatura (ponto de ebulição) permanece constante durante toda a fervura. Já quando se ferve uma mistura de água com sal, o ponto de ebulição aumenta. O mesmo vale para o ponto de fusão.

Referencia:
Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia11.php. Acesso em 03 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz