Durkheim X Karl Marx


Histórico de Durkheim

Nascido em 1858 na cidade francesa Épinal, fazia parte de uma família pobre de origem judia. Sendo considerado como um dos criadores da Sociologia, ramo das ciências humanas que estuda as relações sociais e seus fenômenos. Ele ingressou na Escola Normal Superior de Paris em 1879, após 8 anos ele se tornou o primeiro professor na França de Ciência Sociológica. Entre os anos de 1893 e 1895, ele escreveu as suas duas principais obras: Da divisão do Trabalho Social e As Regras do Método Social e As Regras do Método Sociológico. Com essas obras desenvolveram-se outras idéias, o desenvolvimento de um conceito acerca da consciência coletiva, nos quais a abordagem leva em consideração o conjunto de crenças e sentimentos comuns que refletem as inúmeras relações entre os membros de uma determinada sociedade.
            Para ele uma sociedade poderia se desenvolver mais rápido com o melhoramento da educação no estado ou país.
 Émile Durkheim morreu em Paris em 15 de novembro de 1917.

Como ele via o capitalismo

Ele viveu na época da Revolução Industrial, entre o século XIX e XX, onde ocorreu uma grande mudança na sociedade, com a divisão do trabalho e a formação de uma nova classe social. Com o surgimento de um mundo capitalista, Durkheim por sua vez, apoiava o capitalismo, por causa da divisão do trabalho, que para ele era visto como uma interação social, onde os seres humanos teriam sua área especifica de trabalho, cada um fazendo o que fora designado. Assim tornando a sociedade mais companheira. Apesar de haver muitos defeitos no capitalismo, ele o apoiava. Vendo assim que a divisão do trabalho poderia melhorar as áreas de desenvolvimento, melhorando as tecnologias empregadas ou até mesmo nas artes e nas ciências. 
Ele identificava a divisão do trabalho como algo que não se dava principalmente pelo processo econômico, mas também com funções artísticas, administrativas e políticas. 
Portanto, a divisão do trabalho na visão do Durkheim, tornava uma sociedade possível, com moralidade neutra. Dizendo assim que “A dessemelhança, como a semelhança, pode ser uma causa de atração mutua”, que as diferenças entre uma sociedade é o que a liga para ser mais compreensível e sem desigualdade. 
Abaixo, visualizaremos um gráfico de como era a ideia de Durkheim, sobre uma sociedade perfeita:

Gráfico 1 : Teoria de Durkheim. (http://www.culturabrasil.org/durkheim.htm)
Demonstrando assim que todos os conceitos giram entorno da sociedade e seus fatos sociais, como: o individuo, a religião, a sociedade social (mecânica, orgânica), a moral, grupos e instituições, suicídio e etc... Que demonstram claramente o que seria uma sociedade capitalista perfeita, com ideais que girassem entorno da sociedade, tornando assim a sociedade o centro de tudo, da evolução, do desenvolvimento e etc... 


Sociedade de solidariedade (mecânica e orgânica)

Mecânica, é na verdade um mecanismo de interação entre os indivíduos de um grupo. Que os definem por serem iguais na coletividade, ou seja, uma sociedade onde todos que a compõem teriam a mesma linha de raciocínio, sem muita mudança social, com definições muito parecidas entre cada individuo. Sendo uma sociedade segmentada, com poucas mudanças existentes, o que se assemelha a uma sociedade socialista, o que Durkheim não apoiava. 
Já a orgânica, se torna o modo de sociedade perfeita para Durkheim, onde a divisão do trabalho e interação social.


Histórico de Karl Marx
Karl Marx foi um filosofo alemão que nasceu na cidade de Trier, na Renânia, então província da Prússia, em cinco de maio de 1818, ele era filho de um advogado bem sucedido estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas desde cedo sempre mostrou mais interesse por historia e por filosofia. Karl Marx foi um dos seguidores das idéias de Hegel um dos mais importantes e influentes filósofos alemães do século 19, Karl começou a ter mais conhecimentos com os problemas econômicos quando trabalhava como jornalista.
Após seu casamento com sua amiga de infância Karl foi morar em paris onde conheceu seu amigo Friedrich Engels que durou por toda sua vida, e foi em paris que lançou "Anais Franco-Alemães", órgão principal dos hegelianos de esquerda.
Por ser considerado uma pessoa muito radical karl marx foi expulso da maior parte dos países europeus pois ele via o capitalismo como o maior mal da sociedade ele foi o criador da obra o Capital com a colaboração de seu amigo Friedrich Engels, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia, faleceu no dia 14 de março de 1883 na cidade de londres, inglaterra
Suas obras principais
§  Manuscritos econômico-filosóficos (Ökonomisch-philosophische Manuskripte), 1844 (publicados apenas em 1930);
§  A Sagrada Família (Die heilige Familie), 1845;
§  A Ideologia Alemã (Die deutsche Ideologie), 1846;
§  Miséria da Filosofia (Das Elend der Philosophie), 1847;
§  Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848;
§  O 18 Brumário de Luís Bonaparte (Der 18 Brumaire des Louis Bonaparte);
§  O Capital (Das Kapital) - Livro I, publicado em 1867; Livros II e III, publicado postumamente por Engels.

Relação de Karl Marx e o capitalismo

Karl Marx ao contrario de Durkheim via o capitalismo como um mal que desorientação humana e que causava o enriquecimento da burguesia (possuidores de indústrias e ferramentas) a custa dos proletariados que possuíam só sua força de trabalho, foi onde ele desenvolveu sua teoria de mais valia onde o trabalhador não recebe por todo seu trabalho só uma parte ex: trabalhar 8 horas e receber apenas 4, para gerar o lucro a burguesia, então Marx gostaria de implantar um sistema comunista onde o Estado, e os possuidores de capitais não existiriam mais, só se iria receber pelo tanto que você merece, mas para chegar ao comunismo teria que passar antes pelo socialismo aonde o estado ainda exerceria influencia até chegar ao ponto dele desaparecer, para chegar nisso ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. 


Suas idéias mais notáveis foram: Modo de produção, mais valia, acumulação primitiva, materialismo histórico, luta de classes, materialismo dialético.











Referencias Bibliográficas


Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/emile-durkheim.htm>. Acesso em: 11 fev. 2012.

A sociologia em Émile Durkheim. Disponível em: <http://www.culturabrasil.org/durkheim.htm> . Acesso em: 27 fev. 2012.

Durkheim e a Sociologia. Disponível em: <http://www.consciencia.org/durkheim-e-a-sociologia>. Acesso em: 27 fev. 2012.

Disponível em: http://www.karlmarx.com.br/obra-marx.htm Acesso em: 27 fev. 2012.
Disponível em: http://por.anarchopedia.org/Karl_Marx Acesso em: 27 fev. 2012.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/biografias/marx/ Acesso em: 27 fev. 2012.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/karl-marx.jhtm Acesso em: 27 fev. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz