Tectona grandis (Teca)


Tectona grandis (Teca)
       A teca é uma árvore de grande porte, nativa das florestas tropicais no subcontinente índico e no sudeste asiático, principalmente na Índia, Burma, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Java. A teca é uma espécie de alta adaptabilidade, ocorrendo em áreas com precipitação anual de 800 a 2500 mm, e temperaturas extremas de 2°a 42°C, porém não resiste à geada. Devido a sua dispersão geográfica e à variedade de ambientes onde ocorre naturalmente.
Ela é cultivada desde o século XVIII, quando havia grade demanda de madeira para construção naval. Cultura tradicional no sul da Ásia, onde é cultivada em grande escala. Atualmente, a área mundial plantada excede os 3 milhões de hectares, sendo os maiores produtores os países asiáticos, e outros países tropicais, como: Togo, Camarões, Zaire, Nigéria, Trinidad, Honduras e Brasil, possuem produção inferior.
Apesar de somente poder ser cultivada em regiões tropicais, a madeira é muito procurada no continente europeu. Por portar uma madeira de alta qualidade e pela sua rusticidade, ela se torna muito apreciada mundialmente.
Informações Botânicas
Tectona grandis L.f. pertence à família botânica Verbenaceae. As folhas são coriáceas e medem de 30 a 60 cm de comprimento por 20 a 35 cm de largura. Os limbos são largos e elípticos, glabros na face superior e tomentosos na face inferior.
As flores são pequenas, de coloração branco-amarelada e se dispõem em panículas de até 40 x 35 cm.
Os frutos são do tipo drupa, cilíndricos, de cor marrom, com diâmetro de aproximadamente 1 cm, apresentando quatro cavidades, onde se encontram as sementes (uma por cavidade), mas nem todas germinam. A primeira frutificação ocorre aos 5 ou 6 anos de idade.
A árvore pode atingir de 25 a 35m (raramente acima de 45m) de altura e diâmetro de 100 cm ou mais. O tronco é revestido por uma casca espessa, reto e resistente ao fogo. Perde as folhas durante a estação seca, pois se trata de uma essência caducifólia.
A Madeira
O alburno é estreito e claro. Essa beleza peculiar faz da teca uma madeira muito procurada para decoração de interiores luxuosos e mobiliários fino.
Além do efeito decorativo, também pode ser utilizada, para: construção naval, laminação e compensados, lenha e carvão vegetal.
A densidade média da teca é 0,65g/cm³ e, apesar de ser leve, apresenta boa resistência a peso, tração e flexão, semelhante ao mogno brasileiro.
A madeira é estável; praticamente não tem alteração durante a secagem. A estabilidade permite que a madeira resista à variação de umidade no ambiente.
Ela apresenta boa durabilidade. Não havendo muitos registros sobre o ataque de pragas que possam comprometer o plantio. Essa durabilidade convém da tectoquinono, que é um preservativo natural das células da madeira.
Tanto alburno, quanto cerne contém uma substância semelhante a um látex, denominado caucho, que reduz a absorção de água e lubrifica as superfícies.
Em todos os países onde a teca é explorada, toda a madeira é aproveitada. Sendo utilizadas para a fabricação de móveis, portas, decoração interna e também na produção dos mais diversos utensílios. A madeira de pequeno diâmetro é usada na edificação de construções rústicas, como vigamento, esteio ou madeiramento do telhado.
Plantio
Planta de clima tropical úmido, caracterizado por verão chuvoso e inverno seco. Deve-se atentar para os seguintes fatores:
·         Precipitação anual entre 1200 e 2500 mm.
·         Período seco de 3 a 5 meses, coincidente com o período de temperaturas mais amenas. A qualidade da madeira depende desse período seco.
·         A temperatura média anual deve estar acima de 22°C. O melhor crescimento das mudas de teca ocorrem quando as temperaturas diurnas variam entre 27°e 36°C e noturnas entre 22°e 31°C.
A teca é exigente de um solo fértil e com profundidade de mais de 1,5 metros, permeável, bem drenado e com capacidade média a alta de retenção de água. Os solos de textura média são os mais indicados. Seu melhor desenvolvimento está relacionado à riqueza dos nutrientes, matéria orgânica e pH próximo da neutralidade.
Os terrenos de declividade alta devem ser evitados, por causa da erosão. Caso estes sejam utilizados, recomenda-se a construção de obras de conservação de solo (curvas de nível e terraços) e o uso das técnicas de cultivo mínimo.
Produção de Mudas
Produção de mudas por frutos, deve-se observar a qualidade do lote dos frutos. Os frutos de teca colocados imersos em água corrente por 24 a 48 horas deixa a germinação uniforme. Na sementeira o melhor substrato é a areia com terra orgânica e a temperatura ótima é alcançada cobrindo-se a sementeira com lona plástica preta por 96 horas. As plântulas germinadas são então repicadas para saquinhos plásticos ou tubetes, estando prontas para plantio entre 3 a 4 meses.
 Outra alternativa é por raiz nua, conhecida com “muda-toco”, que consiste em 10 cm da raiz pivotante e 2 cm do caule. Podendo ser transplantada para recipientes individuais ou ser plantada diretamente no campo. Apresenta a desvantagem de ter tempo maior para produção de mudas, com um período de 4 a 11 meses.
Produtividade:
Os dados que seguem são referentes a plantios realizados em condições adequadas de cultivo (solo, clima, qualidade de semente etc.):
·         A produtividade média, no ciclo recomendado para produção de madeira comercial, situa-se entre 10 a 15 m³/ha/ano, totalizando de 250 a 350 m³/ha ao.longo de 25 anos e num regime com 4 desbastes;
·         De 50 a 60% da produção total é colhido no corte final; esse volume corresponde a valores entre 150 e 230m³/ha.
·         A madeira do primeiro desbaste é considerada não-comercial, porém tem aplicações no meio rural, podendo gerar receita significativa.
·         Os custos de implantação e manutenção são amortizados nos segundo e terceiro desbastes.
·         O quarto desbaste e o corte final concentram o resultado econômico do do reflorestamento com Teca.
·         Atualmente, o preço FOB do metro cúbico de madeira de teca comercial varia de US$ 400 a US$ 3000, dependendo da qualidade de madeira (com ou sem nós) e bitola das toras.
Exploração da Teca no Brasil:
Foi nas terras do Mato Grosso, e recentemente, que começou a exploração comercial de teca no país. Embora a planta tenha sido trazida para o Brasil no início do século 19 pelos portugueses, somente em 1971 uma empresa começou a explorá-la. Pioneira no cultivo, a Cáceres Agro florestal, no município do mesmo nome, começa a colher hoje, passada quase 32 anos, os lucros de uma espera paciente. Com uma produção de 6 mil metros cúbicos anuais em 1.400 hectares, a empresa já exporta toras para a Ásia. Segundo especialistas, em 25 anos a rentabilidade de cada hectare pode chegar a 50 mil dólares.

Mercado
A produção mundial é de, aproximadamente, 3 milhões de metros cúbicos por ano, sendo que a maior parcela é consumida pelo mercado interno dos países produtores. O mercado internacional consome cerca de 500 mil metros cúbicos, mas a oferta ainda é muito menor que a demanda.
O mercado brasileiro também é visto como um grande potencial de consumo, assim como de produção. Afinal, o Brasil possui áreas adequadas para plantio de teca e uma floresta tropical para preservar.
Como é o Mercado ?
·         Maiores produtores: Indonésia, Mianmar e Sri Lanka.
·         Maiores importadores: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes, EUA, Japão, Holanda, Itália e Reino Unido.
Referencia Bibliográfica 
Disponível em: http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp. Acesso em 5 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz