PROGRESSÃO PARCIAL: O QUE SE PROPÕE E COMO ACONTECE NA ESCOLA ESTADUAL DR. ARTUR ANTUNES MACIEL DE JUÍNA – MT


MEZZ, Roselaine, roselainemezz@hotmail.com ¹
LOURENÇO, Rosiane. O, rosyane-jdt@hotmail.com ²
FERNANDES, Maria de Fátima Nardo, profmarianf@hotmail.com ³
¹ ²Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína, IFMT; Linha J, Quadra 08 – Setor Chácara; 78320000, Juína, MT

³ Escola Estadual Doutor Artur Antunes Maciel; Rua Paulo Sérgio, 121 - Modulo II; 78320000, Juína, MT


Resumo: Neste artigo apresentamos concepções sobre a progressão parcial, como está descrita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e como foi inserida na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel localizada no município de Juína – Mato Grosso, para os alunos dependentes em Matemática. Contextualizado como a progressão está prevista segundo o estatuto da escola de Ensino Médio. Mostrando também, através da analise de um questionário o ponto de vista dos alunos e os dos professores de Matemática para saber quais foram as dificuldades encontradas na escola.
Palavras-chaves: Progressão Parcial; Matemática; Ensino Médio.


1. INTRODUÇÃO
Por anos, no Brasil, sabe-se que a educação vem se desenvolvendo de uma forma muito lenta. E, por causa do ensino por Ciclo de Formação Humana muitas crianças saem do fundamental sem saber ler e escrever. O que influencia muito na iniciação do Ensino Médio, principalmente no ensino da Matemática, fazendo com que estas crianças criem um preconceito contra as matérias que exigem concentração, determinação e estudo, como: Matemática; Física e Química. Além de que muitas acabam desistindo do ensino médio pela dificuldade de compreender estas disciplinas aumentando assim a desistência e a reprovação escolar.
Com a atualização da LDB – Lei de Diretrizes e Bases foram integrados/renovados vários sistemas de ensino com o intuito de diminuir a evasão e a reprovação escolar, que são: A Progressão Continuada, do Sistema de Ensino de Ciclo; A Progressão Parcial, do Sistema de Ensino Seriado e a Promoção Automática, que faz parte dos dois sistemas de ensino. Onde estas dão a oportunidade para que o aluno possa recuperar e prosseguir com seu ano letivo, além de ajuda-lo a sanar algumas dificuldades apresentadas em determinadas matérias.
Percebendo-se a importância do tema e que não é muito discutido, resolveu-se então fazer uma pesquisa com alunos e professores de Matemática a respeito da Progressão Parcial no ensino médio, onde foi aplicado um questionário diferenciado para sondar o conhecimento de ambos sobre este tema. Buscando, também, saber algumas sugestões dos professores para mudança de funcionamento deste sistema na Escola de Ensino Médio da rede pública de Juína – MT que trabalha com os sistemas de Progressão Parcial e Promoção Automática, a Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel. Cujo está será nosso objeto de estudo.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
A Progressão Parcial se iniciou em 2009, com a atualização da LDB, tendo como objetivo diminuir a evasão escolar e a reprovação. Para a Normativa Nº 001- Art. 1º (2013 – IF Farroupilha) “Por Progressão Parcial entende-se a possibilidade de o aluno ser promovido para a próxima série/ano, embora não tenha atingido aproveitamento satisfatório em até 2 disciplinas/componentes curriculares da série/ano/semestre anterior”. Já segundo a LDB (Lei 9394/96, artigo 52), “diz que a escola só adotara o regime de progressão parcial para alunos que tivessem rendimento insatisfatório em até três matérias poderá cursar a progressão parcial nos horários estabelecidos pela escola”. A decisão de quantas matérias os alunos poderão ficar retidos fica de acordo com a escola, mas segundo as normas da LDB os alunos podem ficar retidos em até 3 disciplinas independente de qual série esteja.
Na Escola Doutor Artur Antunes Maciel este sistema começou a funcionar a partir do ano de 2009 para os alunos de 1º ao 3º ano do ensino médio, podendo o mesmo ficar retido em até quatros disciplinas, tendo uma disciplina a mais conforme subentendia o texto da LDB. Primeiramente, ela foi introduzida na escola em períodos contrário ao do período normal aula, ou seja, os alunos frequentavam em um período seu ano letivo regular e em outro período eles faziam a matéria pendente com a nova turma de 1º, 2º ou 3º ano. Mas acabou gerando muita desistência por sobrecarga de alunos nas salas de aula. Atualmente a progressão para os dependentes em Matemática, por exemplo, funciona aos sábados ou em outro horário no contra turno com duração de 2 (duas) horas tendo como professores colaboradores bolsistas do PIBID (Projeto de Iniciação à Docência) do IFMT – Campus Juína. Eles junto com os professores elaboram, analisam e aplicam atividades de recuperação aos alunos pendentes.
Junto com o sistema de Progressão Parcial a Escola Dr. Artur também trabalha com a promoção automática para que os alunos possam concluir a matéria cujo a qual foi retido de forma rápida com a aplicação de uma Avaliação, sendo este sistema especial aos alunos que reprovaram por pouca diferença da média estabelecida pela escola. Esta Avaliação é aplicada todo final de bimestre, para qualquer aluno que tenha interesse em realizá-la.  
A progressão Automática nada mais é que uma Avaliação para averiguar os conhecimentos dos alunos e determinar se estes estão aptos a passarem em determinadas disciplinas. Nesta modalidade o aluno estuda por conta própria mediante os conteúdos elencados para a série e pelo qual ficou retido.
Com a implantação destes sistemas na Escola Dr. Artur resolveu-se efetuar uma pesquisa para determinar o conhecimento dos alunos e se eles aprovam a ideia, além de determinar por que os alunos não frequentam as aulas de Progressão Parcial e preferem tentar passar na prova bimestral da Progressão Automática. Esta pesquisa foi realizada com os alunos de progressão parcial de matemática do 1º ano do ensino médio, totalizando 20 alunos e contendo 10 questões.
Com as respostas da pesquisa pode-se concluir que os alunos de progressão parcial além de não saberem o que é progressão, também tem muita dificuldade em matemática básica e que sua família nem sempre está presente na vida escolar do filho, mas isto não acontece somente na disciplina de matemática, nas outras os professores passam por problemas parecidos com os alunos, que em sua grande maioria demonstram desinteresse pela escola e junto com a falta de integração da família na escola o aluno prefere não se dedicar e passar pelas matéria do modo mais fácil possível, por este motivo que muitos dos alunos preferem fazer a avaliação da Promoção Automática  ao invés de ir todos os sábados frequentar aulas que poderiam amenizar suas dificuldades na disciplina durante a Progressão Parcial para poder aprender e sanar suas dúvidas sobre a matéria.  
Procurando saber também a opinião dos professores. Foi aplicado um questionário para os professores que ministravam aulas de Matemática na escola Dr. Artur Antunes Maciel. Com o objetivo de saber o nível de conhecimento sobre o projeto e também para manifestarem suas opiniões sobre o assunto e as dificuldades encontradas com o projeto na escola.  
Esses professores informaram que conhecem o projeto, mas como trabalham em escolas estaduais, sua carga horaria é lotada e sua sala de aula é sobrecarregada, pois tem muitos alunos para apenas um professor. Acrescentando que por causa da falta de tempo este não conseguem preparar uma aula adequada para os alunos de progressão. Afinal muitos alunos em Progressão Parcial, destes, possuem grandes dificuldades de aprendizagem e precisam de boa orientação para sanarem suas dúvidas. Então, os professores procuraram aplicar o conceito básico de Matemática e com o decorrer do tempo vão avançando com seus alunos, pois muitos destes não tem conhecimento básico da disciplina, o que não deveria estar acontecendo, pois estes acabaram de entrar no ensino médio e deveriam saber boa parte conceitos de Matemática. Além de haver muito pouco tempo disponível para estes alunos se recuperarem da defasagem, não dando tempo de ensinar tudo o que precisa ser visto no decorrer de um ano letivo. 
Os professores disseram que não apoiam a Promoção Automática, acham errado o aluno ser aprovado sem realmente aprender o conteúdo e que estes deveriam ir as aulas de progressão e também preferem que esteja em funcionamento apenas a Progressão Parcial com aulas.   
As sugestões de mudanças feitas pelos professores são: disponibilidades de horários para preparação das aulas; diminuição da quantidade de alunos em sala; o cancelamento do sistema automático de aprovação e disponibilidade de salas mais adequadas para os mesmos trabalharem. 

3. CONCLUSÕES
Portanto, para que este sistema comece a funcionar de forma mais eficaz a Promoção Automática deve deixar de existir na escola. Também, deve haver mais investimento na especialização dos professores, ampliação das salas de aula e diminuição da carga horaria para que estes possam desenvolver um bom trabalho com estes alunos e assim fazer com que eles realmente aprendam e saiam da escola com conhecimento qualificado para poder crescer na vida de forma profissional. Isto não deve-se ocorrer somente na escola Dr. Artur, pois este problema não acontece somente nesta escola, mas sim no país inteiro. Além de que o governo tem que trabalhar encima destes adolescentes para faze-los se interessar mais pela escola e em aprender. Pois país rico, não é país sem pobreza, país rico é país com boa educação para nossos profissionais e jovens.

4. REFERÊNCIAS
[1] A Motivação de Alunos no Contexto da Progressão Continuada - Edna Rosa Correia Neves; Evely Boruchovitch - Jan-Abr 2004, Vol. 20 n. 1, pp. 077-085. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n1/a10v20n1.pdf > Acesso em 12 de junho de 2015.
[2] Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas - Rose Neubauer (Coord.); Cláudia Davis; Gisela Lobo B. P. Tartuce; Marina M. R. Nunes (R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 92, n. 230, p. 11-33, jan./abr. 2011). Disponível em < http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1822/1378 > Acesso em 12 de junho de 2015.
[3] LDB - Lei nº 9.394, 1996, Atualizada em 2014 – Disponível em < http://www.sineperj.org.br/admIN/upload/legislacao_has_arquivo/LDBatualizadaemmaio2014.pdf > Acesso em 12 de junho de 2015.
[4] O ensino médio e seus caminhos - Filipe Jahn - Agosto/2011. Disponível em < http://revistaeducacao.com.br/textos/169/o-ensino-medio-e-seus-caminhos-234935-1.asp > Acesso em 12 de junho de 2015.
[5] PCN (Plano Nacional de Cultura) de Avaliação, (BRASIL, 1997, p. 55) – Disponível em < https://rcolacique.files.wordpress.com/2012/02/parc3a2metros-curriculares-nacionais-resumo.pdf > Acesso em 15 de julho de 2015.
[6] Progressão Parcial De Estudos Na Educação Básica - Coluna Colégio Cenecista Visconde de Mauá - Ms. Ubirajara Gomes da Silveira - Diretor CNEC - Jornal: Gazeta Gramado. Disponível em < http://www.gramado.cnecrs.org.br/site/index.php/coloquios/71-coloquios/174--progressao-parcial-de-estudos-na-educacao-basica- > Acesso em 12 de junho de 2015.
[7] Normativa Nº 001- Art. 2º (2013 – IF Farroupilha) – Disponível em < http://www.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/2013119154234593instrucao_normativa_n%C2%B0_01_2013_-_progressao_parcial.pdf > Acesso em 12 de junho de 2015.

 MEZZ, R. ; FERNANDES, M. F. N. . PROGRESSÃO PARCIAL: O QUE SE PROPÕE E COMO ACONTECE NA ESCOLA ESTADUAL DR. ARTUR ANTUNES MACIEL DE JUÍNA ? MT. In: I Simposio da Forma¸ao do Professor de Matematica da Regiao Centro-Oeste, 2015, Catalão. Anais do I Simposio da Formacao do Professor de Matematica da Regiao Centro-Oeste. Catalão: Andre Luiz Galdino, 2015. v. 1. p. 84-86.



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