MEZZ, Roselaine, roselainemezz@hotmail.com ¹
LOURENÇO, Rosiane.
O, rosyane-jdt@hotmail.com ²
FERNANDES, Maria de Fátima Nardo, profmarianf@hotmail.com ³
¹ ²Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Juína, IFMT;
Linha J, Quadra 08 – Setor Chácara; 78320000, Juína, MT
³ Escola
Estadual Doutor Artur Antunes Maciel; Rua Paulo Sérgio,
121 - Modulo II; 78320000, Juína, MT
Resumo:
Neste artigo apresentamos concepções sobre a progressão
parcial, como está descrita na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e como foi inserida
na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel localizada no município de Juína –
Mato Grosso, para os alunos dependentes em Matemática.
Contextualizado como a progressão está prevista segundo o estatuto da escola de Ensino Médio. Mostrando
também, através da analise de um questionário o ponto de vista dos alunos e os dos
professores de Matemática para saber quais foram as dificuldades
encontradas na escola.
Palavras-chaves: Progressão Parcial; Matemática;
Ensino Médio.
1. INTRODUÇÃO
Por anos, no Brasil, sabe-se
que a educação vem se desenvolvendo de uma forma muito lenta. E, por causa do ensino por Ciclo de Formação Humana muitas crianças saem do
fundamental sem saber ler e escrever. O que influencia muito na iniciação do
Ensino Médio, principalmente no ensino da Matemática, fazendo com que
estas crianças criem um preconceito contra as matérias que exigem concentração,
determinação e estudo, como: Matemática; Física e Química. Além de que muitas
acabam desistindo do ensino médio pela dificuldade de compreender estas disciplinas aumentando assim a desistência
e a reprovação escolar.
Com a atualização da LDB –
Lei de Diretrizes e Bases foram integrados/renovados vários sistemas de ensino com o intuito de diminuir a
evasão e a reprovação escolar, que são: A Progressão Continuada, do Sistema de
Ensino de Ciclo; A Progressão Parcial, do Sistema de Ensino Seriado e a
Promoção Automática, que faz parte dos dois sistemas de ensino. Onde estas dão
a oportunidade para que o aluno possa recuperar e prosseguir com seu ano
letivo, além de ajuda-lo a sanar algumas dificuldades apresentadas em
determinadas matérias.
Percebendo-se a importância do tema e que não é muito discutido,
resolveu-se então fazer uma pesquisa com alunos e professores de Matemática a
respeito da Progressão Parcial no ensino médio,
onde foi aplicado um questionário diferenciado para sondar o conhecimento de
ambos sobre este tema. Buscando, também, saber algumas sugestões dos professores
para mudança de funcionamento deste sistema na Escola de Ensino Médio da rede
pública de Juína – MT que trabalha com os sistemas de Progressão Parcial e Promoção Automática, a
Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel. Cujo está será nosso objeto de estudo.
2. REFERENCIAL
TEÓRICO
A Progressão Parcial se iniciou em 2009, com a atualização da LDB,
tendo como objetivo diminuir a evasão escolar e a
reprovação. Para a Normativa Nº 001- Art. 1º (2013 – IF Farroupilha) “Por Progressão Parcial
entende-se a possibilidade de o aluno ser promovido para a próxima série/ano,
embora não tenha atingido aproveitamento satisfatório em até 2
disciplinas/componentes curriculares da série/ano/semestre anterior”. Já segundo a LDB (Lei 9394/96, artigo 52), “diz que a escola só adotara o
regime de progressão parcial para alunos que tivessem rendimento insatisfatório
em até três matérias poderá cursar a progressão parcial nos horários
estabelecidos pela escola”. A decisão de quantas matérias os alunos poderão
ficar retidos fica de acordo com a escola, mas segundo
as normas da LDB os alunos podem ficar retidos em até 3 disciplinas
independente de qual série esteja.
Na
Escola Doutor Artur Antunes Maciel este sistema começou a funcionar a partir do
ano de 2009 para
os alunos de 1º ao 3º
ano do ensino médio, podendo o
mesmo ficar
retido em até
quatros disciplinas, tendo uma disciplina a mais conforme subentendia o
texto da LDB.
Primeiramente, ela
foi introduzida na escola em períodos contrário ao
do período normal aula,
ou seja, os alunos frequentavam em um período seu ano letivo regular e em outro
período eles faziam a matéria pendente com a nova turma de 1º, 2º ou 3º ano. Mas
acabou gerando muita desistência por sobrecarga de alunos nas
salas de aula. Atualmente a progressão para os dependentes em Matemática,
por exemplo, funciona aos sábados ou
em outro
horário no contra turno com
duração de 2 (duas) horas tendo como professores colaboradores
bolsistas do
PIBID (Projeto de Iniciação à Docência) do IFMT – Campus Juína. Eles
junto com os professores elaboram,
analisam e aplicam atividades de recuperação aos alunos pendentes.
Junto
com o sistema de Progressão Parcial a Escola
Dr. Artur também
trabalha com a promoção automática
para que os alunos possam concluir a matéria cujo a qual foi retido de forma
rápida com a aplicação de uma Avaliação,
sendo este sistema especial aos alunos que reprovaram por pouca diferença da
média estabelecida pela escola.
Esta Avaliação é
aplicada todo final de bimestre, para qualquer aluno que tenha interesse em
realizá-la.
A
progressão Automática nada mais é que uma Avaliação para averiguar os
conhecimentos dos alunos e determinar se estes estão aptos a passarem em
determinadas disciplinas. Nesta
modalidade o aluno estuda por conta própria mediante os conteúdos elencados
para a série e pelo qual ficou retido.
Com a implantação
destes sistemas na Escola Dr. Artur resolveu-se efetuar uma pesquisa para
determinar o conhecimento dos alunos e se eles aprovam a ideia, além de
determinar por que os alunos não frequentam as aulas de Progressão Parcial e
preferem tentar passar na prova bimestral da Progressão Automática. Esta
pesquisa foi realizada com os alunos de progressão parcial de matemática do 1º
ano do ensino médio, totalizando 20 alunos e contendo 10 questões.
Com as respostas da pesquisa pode-se concluir que
os alunos de progressão parcial além de não saberem o que é progressão, também
tem muita dificuldade em matemática básica e que sua família nem sempre está presente na vida escolar do filho, mas isto não acontece
somente na disciplina de matemática, nas outras os professores passam por
problemas parecidos com os alunos, que em sua grande maioria demonstram desinteresse pela escola e junto com a falta de integração da
família na escola o aluno prefere não se dedicar e passar pelas matéria do modo
mais fácil possível, por este motivo
que muitos dos alunos preferem fazer a avaliação
da Promoção Automática ao
invés de ir todos os sábados frequentar aulas
que poderiam amenizar suas dificuldades na disciplina durante
a Progressão Parcial para poder aprender e sanar suas dúvidas
sobre a matéria.
Procurando
saber também a opinião dos professores. Foi aplicado um questionário para os professores
que ministravam aulas de Matemática
na escola Dr. Artur Antunes Maciel. Com
o objetivo de saber o nível de conhecimento sobre o projeto e também para
manifestarem suas opiniões sobre o assunto e as dificuldades encontradas com o
projeto na escola.
Esses
professores informaram que conhecem o projeto, mas como trabalham em escolas
estaduais, sua carga horaria é lotada e sua sala de aula é sobrecarregada, pois
tem muitos alunos para apenas um professor. Acrescentando que por causa da
falta de tempo este não conseguem preparar uma aula adequada para os alunos de
progressão. Afinal muitos alunos
em Progressão Parcial, destes, possuem
grandes dificuldades de aprendizagem e precisam de boa orientação para sanarem
suas dúvidas. Então, os
professores procuraram aplicar o conceito básico de Matemática
e com o decorrer do tempo vão avançando com seus alunos, pois muitos destes não
tem conhecimento básico da disciplina,
o que não deveria estar acontecendo, pois estes acabaram de entrar no ensino
médio e deveriam saber boa
parte conceitos de Matemática.
Além de haver muito pouco tempo disponível para estes alunos se recuperarem
da defasagem, não
dando tempo de ensinar tudo o que precisa ser visto no decorrer de um ano
letivo.
Os
professores disseram que não apoiam a Promoção Automática, acham errado o aluno
ser aprovado sem realmente aprender o conteúdo e que estes deveriam ir as aulas
de progressão e também preferem
que esteja em funcionamento apenas a Progressão Parcial
com aulas.
As
sugestões de mudanças feitas pelos professores são: disponibilidades de
horários para preparação das aulas; diminuição da quantidade de alunos em sala;
o cancelamento do sistema automático de aprovação e disponibilidade de salas
mais adequadas para os mesmos trabalharem.
3. CONCLUSÕES
Portanto, para que este sistema comece a
funcionar de forma mais eficaz a Promoção Automática deve deixar de existir na
escola. Também, deve haver mais investimento na especialização dos professores,
ampliação das salas de aula e diminuição da carga horaria para que estes possam
desenvolver um bom trabalho com estes alunos e assim fazer com que eles
realmente aprendam e saiam da escola com conhecimento qualificado para poder
crescer na vida de forma profissional. Isto não deve-se ocorrer somente na
escola Dr. Artur, pois este problema não acontece somente nesta escola, mas sim
no país inteiro. Além de que o governo tem que trabalhar encima destes
adolescentes para faze-los se interessar mais pela escola e em aprender. Pois
país rico, não é país sem pobreza, país rico é país com boa educação para
nossos profissionais e jovens.
4. REFERÊNCIAS
[1] A Motivação de
Alunos no Contexto da Progressão Continuada - Edna Rosa Correia Neves; Evely
Boruchovitch - Jan-Abr 2004, Vol. 20 n. 1, pp. 077-085. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n1/a10v20n1.pdf > Acesso em 12 de
junho de 2015.
[2] Ensino médio
no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas - Rose
Neubauer (Coord.); Cláudia Davis; Gisela Lobo B. P. Tartuce; Marina M. R. Nunes
(R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 92, n. 230, p. 11-33, jan./abr. 2011).
Disponível em < http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1822/1378
> Acesso em 12 de junho de 2015.
[3] LDB - Lei nº
9.394, 1996, Atualizada em 2014 – Disponível em < http://www.sineperj.org.br/admIN/upload/legislacao_has_arquivo/LDBatualizadaemmaio2014.pdf
> Acesso em 12 de junho de 2015.
[4] O ensino médio e seus caminhos - Filipe Jahn - Agosto/2011.
Disponível em < http://revistaeducacao.com.br/textos/169/o-ensino-medio-e-seus-caminhos-234935-1.asp
> Acesso em 12 de junho de 2015.
[5] PCN (Plano
Nacional de Cultura) de Avaliação, (BRASIL, 1997,
p. 55) – Disponível em <
https://rcolacique.files.wordpress.com/2012/02/parc3a2metros-curriculares-nacionais-resumo.pdf
> Acesso em 15 de julho de 2015.
[6]
Progressão Parcial De Estudos Na Educação Básica - Coluna Colégio Cenecista
Visconde de Mauá - Ms. Ubirajara Gomes da Silveira - Diretor CNEC - Jornal: Gazeta Gramado. Disponível em < http://www.gramado.cnecrs.org.br/site/index.php/coloquios/71-coloquios/174--progressao-parcial-de-estudos-na-educacao-basica-
> Acesso em 12 de junho de 2015.
[7] Normativa Nº
001- Art. 2º (2013 – IF Farroupilha) – Disponível em < http://www.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/2013119154234593instrucao_normativa_n%C2%B0_01_2013_-_progressao_parcial.pdf
> Acesso em 12 de junho de 2015.
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