Castanha do Brasil - Relatório da Aula Prática


A SAMMA - Secretária de Agricultura, Mineração e Meio Ambiente, realizou na comunidade Menino Jesus, Linha 6, neste dia 26 de maio de 2012 uma palestra sobre enxertia de castanhas para os moradores da região. Com parceria do Instituto Federal - Campus Juína, os professores Mayra Fernanda de Souza Campos e o Luiz Maekawa, promoveram uma aula prática, ministrada pela Engenheira Agrônoma da SAMMA, Priscila e o Técnico Agrícola, Robervaldo. Esta aula prática teve por finalidade a introdução ao segundo bimestre nas matérias de Agroindústria III e Agricultura III.
            A castanha-do-brasil ou castanha-do-pará, é muito utilizada na produção de cosméticos no Brasil por ter grande teor de óleo, sendo também muito calórica e proteica, possuindo amido que chega a ser superior a quantidade de amido encontrado na batata. Seu fruto é em forma de ouriço, carapaça lenhosa onde se encontram as sementes.
            Diferentemente das outras culturas, a enxertia de castanha tem que passar por um processo bem rigoroso para ser feito, com 5 passos. Primeiramente deve-se escolher a matriz adequada para a retirada dos galhos contendo as gemas (material para enxertia). Ela tem que ser uma castanheira de alta produção de frutos e de boa formação de copa, com castanhas de bom tamanho e qualidade. O segundo passo é a escolha do porta enxerto, que deve ter no mínimo 3 anos com 2 m de altura, a enxertia deve ser feita na altura de 1,5 m, na altura do peito. O terceiro passo é a preparação dos galhos para enxertia, onde se deve retirar as folhas do galho. No quarto passo é feito a enxertia, utilizando canivete e fitas plásticas, deve-se preparar a janela no porta enxerto sendo de forma retangular, com 1,5 cm de largura e 7 cm de comprimento, logo após preparando o galho, tirando a parte lenhosa, tomando cuidado para não machucar as gemas, ele deve ser levado imediatamente para a janela do enxerto para não haver contaminação. Deve-se colocar a gema sobre a janela e passando a fita plástica bem rente para não haver a penetração de umidade, o que pode provocar o não "pegamento" do enxerto e a incidência de fungos neste. Após trinta dias deve-se verificar se o enxerto "pegou", verificando se este encontra-se verde. Com isto deve ser feito o anelamento, que é a retirada da casca, fazendo um anel acima do local de enxerto, com 1 cm acima, este anel deve ter 3 cm. Após 40 dias pode-se ver o desenvolvimento do enxerto, que poderá estar medido cerca de 20 a 30 cm.
            A enxertia da castanha ou de qualquer outra planta tem por objetivo uma produção precoce da mesma, assim havendo a produção de frutos num período bem menor do que o estimado de para uma planta jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz