Plantas Ornamentais


Plantas ornamentais são todas plantas cultivadas pela sua beleza para algum meio comercial, principalmente para decorações de jardins e festas. Como em rosas, girassóis e crisântemos, onde eles modificam o tamanho e a precocidade.
            Os melhoramentos genéticos feitos nesta variedade de plantas são voltados essencialmente para as cores, porte e número de folhas e pétalas, além de aumentar o número de espécies a serem cultivadas. Assim diferenciando de país em país o melhoramento feito.
            Em rosas hibridas de chá (com flores ou botões) eles modificaram a forma de produção, utilizando o reuso da água com a solução nutritiva, em rosas, que são cultivadas em fibras de coco. Além do melhoramento do clima do local para que haja uma quantidade de luz adequada para aumentar a fotossíntese, para que não haja modificações na coloração das pétalas. Quando produzidas por um sistema de gotejamento, essas plantas ganham portes internacionais, em questão de tamanho.
            No crisântemo é feito um controle sobre a quantidade de luz a ser fornecida, pois ele precisa de, pelo menos, 13 horas consecutivas de escuro para terminar de florescer. Se houver interferência solar, ele não terá um tamanho adequado. Assim, com o controle da quantidade de luz solar a ser fornecida a planta eles conseguem aumentar a produtividade, a beleza, qualidade e a produção constante das flores. Outra flor que também necessita de escuridão para se desenvolver é o tango.
            Já no caso do girassol ornamental, eles desenvolveram cerca de nove tonalidades diferentes da planta, além de terem sido criadas variedades que se adéquam ás exigências brasileiras, podendo ser cultivada em qualquer região do país, sem a necessidade de estufas. O melhoramento genético em girassóis não foi voltado apenas para a mudança das cores, mas também para a produção de uma variedade que tenha um tamanho menor para ser comercializado.
            Os melhoramentos genéticos em plantas ornamentais são feitos para uma melhor desenvoltura do comercio e para que haja produção de flores em vários países, assim criando plantas que se adéquam ao clima do país. Além de trazer benefícios para pequenos agricultores, com a produção de flores modificadas.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog e creio que visitarei mais vezes. Obrigada pela colaboração com conteúdos tão bom de se compreender e tenho certeza que meus alunos do HC- Macaíba irão gostar também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz por estar ajudando de alguma forma :3

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz