Frutas secas ao sol

A conservação de alimentos pela secagem ao sol é uma das mais antigas técnicas descobertas pelo homem. Os alimentos secos são mais concentrados do que os preservados por outros meios. A sua produção é menos dispendiosa do que a dos alimentos enlatados ou conservados, porque exige menos mão de obra, não requer outros ingredientes e tem menor volume e peso. O menor custo de produção, aliado ao menor custo com transporte, faz com que as frutas secas custem consideravelmente menos do que a quantidade equivalente da fruta enlatada, congelada ou em conserva. As necessidades do processo de secagem ao sol são:
Ø      Pátio de secagem: recinto ocupado pelas bandejas de secagem das frutas. Geralmente as frutas são transportadas do pomar para um pátio central para serem submetidas ao processo de secagem. As uvas, porém, são postas para secar, em geral, no próprio vinhedo, entre as fileiras das vinhas. O pátio de secagem deve ser protegido da poeira das estradas, e longe de estábulos e outros locais de criação de moscas. As abelhas e marimbondos podem se tornar pregas sérias, quando há colméias próximas da área de secagem.
Ø      Galpões para corte e imersão: os cortadores de frutas e outros encarregados de preparo do fruto e arrumação nas bandejas devem trabalhar ao abrigo do sol. Geralmente se constrói um galpão aberto, equipado com trilhos para carretas, mesas para corte e dispositivos para imersão dos frutos.
Ø      Equipamento para aplicação de enxofre: as pêras, os pêssegos e os damascos devem ser expostos às fumaças de combustão de enxofre, antes das frutas serem expostas ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz