Tipos de câncer



Câncer de pele
Tipos de câncer de pele

Há três tipos principais de câncer da pele. Os dois mais comuns são o carcinoma basal do carcinoma basocelular (BCC) e o espinocelular (ECC). Esses são os menos agressivos, raramente se difundem para outras partes do corpo e raramente são fatais. Podem ser curados se tratados precocemente. 
O melanoma maligno, o terceiro tipo de câncer de pele, comporta-se como um câncer interno. Geralmente se espalha para outras partes do corpo se não for detectado cedo e tratado corretamente.

Como proteger a pele
Troque as camisas coloridas por brancas, de mangas compridas. Utilize chapéu e filtro solar. Cuidados ainda maiores devem ser tomados em relação a bebês e crianças. Crie hábitos de proteção nas crianças enquanto elas ainda são pequenas.

Sintomas
Lesão de pele que não cura em quatro semanas; lesão que cresce, que muda de cor, que sangra ou que apresenta prurido.


Como é diagnosticado
Seu médico examinará a condição anormal de sua pele. Se suspeitar de um BCC ou de um SCC, poderá remover uma amostra pequena e emiti-la a um patologista. Se seu médico suspeitar que pode ser um melanoma, ele deverá encaminhar você a um especialista.
Tratamento

O tratamento depende do tipo e do tamanho do câncer e de onde ele está no corpo. A maioria dos BCCs e dos SCCs são curados facilmente pelos meios simples, frequentemente não uniformes, o que requer uma estada no hospital. O melanoma deve sempre ser tratado por um especialista hábil e, em quase todos os casos, é removido por cirurgia


Câncer de pulmão

O câncer de pulmão abrange um grupo de tumores malignos localizados no pulmão e é causa mais comum de óbitos por câncer. Dos 27 mil novos casos diagnosticados ao ano no Brasil, cerca de 94% estão ligados à prática do tabagismo. 




Como é diagnosticado o câncer de pulmão?

O câncer de pulmão pode crescer por muitos anos sem nenhum sintoma específico. No entanto tosse, rouquidão, presença de sangue no catarro, falta de ar e dor torácica podem ser sinais da doença e devem ser avaliados por um médico. Por meio da radiografia de tórax, é possível confirmar ou não a existência da lesão. Já a tomografia de tórax caracteriza com precisão o tamanho, a localização e as características do tumor.

Somente com a biópsia é possível fazer a confirmação diagnóstica do tumor.


Como se trata câncer de pulmão?

Dependendo do estádio da doença, serão indicados tratamentos específicos ou associados. São eles: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Para pacientes com tumores precoces, as chances de cura com cirurgia podem ultrapassar os 80%, podendo chegar a 90% em alguns casos. Por outro lado, quanto mais avançada for a doença, mais importantes se tornam os tratamentos associados (quimioterapia e radioterapia), a estratégia adotada e a individualização dos pacientes.

Câncer de próstata

O Câncer de Próstata é uma doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata.
Próstata é uma glândula que somente os homens possuem, estando localizada abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção de parte do sêmen.
O Câncer de Próstata é curável quando detectado no início. Caso contrário, pode se espalhar para outras partes do corpo, tornando-se incurável.
sintomas da doença
A maior parte dos cânceres de próstata cresce lentamente e sem apresentar sintomas. Com o decorrer do tempo podem surgir dificuldade para expelir a urina, jato urinário fraco.

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz