Aparelho circulatório


Maravilhoso sistema de irrigação do corpo humano.
Do coração, nascem vasos denominados artéria, que levam o sangue para todas as par te do corpo.
No coração, entram vasos denominados veias, que levam o sangue venoso, a fim de que seja enviado aos pulmões para o fenômeno da hematose.
O coração
O coração esta situado no tórax e funciona como uma bomba, impulsionando o sangue para todo o organismo. Num ser humano adulto o coração bate cerca de 70 a 80 vezes por minuto. Em cerca de um minuto o sangue da uma volta completa pelo corpo.
Artéria
As artérias são os vasos que levam o sangue do coração para os órgãos é vermelho, brilhante e carregado de oxigênio 
O maior vão do corpo humano ,é a artéria aorta.A artéria aorta atravessa o diafragma, corta todo o abdômen e se bifurca na altura dos quadris.
Veias
As veia são os vasos que trazem o sangue doa órgãos para o coração. Esse sangue é vermelho escuro e carregado de gás carbônico.
Principais veias
Veia coronária, tem a função de servir o próprio coração.
Veia cava superior, que leva ao coração o sangue da cabeça e membros superiores
Veia da cava inferior, a maior em extensão e calibre, leva ao coração sangue proveniente dos membros inferiores e tronco.
Veias pulmonares,derivam: duas do pulmão direito, duas do pulmão esquerdo e se abrem no coração levando o sangue recém-hematosado.
Capilares
Os capilares são assim chamados por terem a espessura de fios de cabelo, e são ramificações das artéria e veias.
Circulação linfática
Quando o sangue atinge os capilares, o plasma e os glóbulos branco, atravessam por diapedese,constituindo a linfa.Essa substancia liquida banha todas as células distribuindo-lhes matéria nutritiva absorvidas pelo sangue.
O conjunto de vasos linfáticos de nosso organismo recebe o nome de sistema linfático e compreende dois grandes vasos coletores: o canal torácico e a grande veia linfática.
O canal torácico colhe a linfa de quase todas as partes do organismo.
A grande veia linfática colhe a linfa da metade da cabaça, do pescoço e tórax, assim como do membro superior direito.Esse vaso,por sinal muito curto, pois seu comprimento mede cerca de apenas 2 cm se abre no vértice da fórmula constituída da veia jugular interna direta e veia subclavicular direita.
A linfa é constituída, principalmente, de plasma onde flutuam os leucócitos e gorduras emulsionadas e transformadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz