Biotecnologia


Biotecnologia representa o conjunto de métodos aplicáveis às atividades que associam a complexidade dos organismos e seus derivados, conciliadas às constantes inovações tecnológicas. 

Normalmente não percebemos a sutil implantação biotecnológica, ou ao menos damos a devida importância quando às novidades que permeiam as atribuladas relações humanas. Mas torna-se perceptível à medida que a necessidade de consumo demanda providências ao mercado.
Conforme o despertar das exigências econômicas e sociais, vão surgindo as convenientes pretensões que se materializam proporcionando o bem-estar individual e coletivo. Isso representa a junção configurada na vontade do homem com o conhecimento popular e empírico adquirido pelo mesmo, fazendo à maneira evolutiva uma biotecnologia a cada tempo diferenciada.
De forma simplificada, diante de procedimentos rústicos, podemos reconhecer no passado o emprego da tecnologia e da biologia, quando analisamos a produção de gêneros alimentícios fermentados (pães e bebidas) utilizando técnicas e produtos de aquisição e aplicações naturais.
Com a expansão das relações comerciais, aliada aos anseios da modernidade e gradativo acúmulo de conhecimento, foram surgindo bens e serviços mais apurados em suas elaborações. Podemos citar a combinação “harmoniosa” do conhecimento genético de DNA recombinantes e a tecnologia, aplicadas na produção de penicilina em escala a atender os efeitos imediatos aos conflitos mundiais.
A engenharia genética, tanto animal quanto vegetal, tem sido o instrumento de progresso tecnológico em diversas áreas: na medicina curativa, na produção de alimentos, na agricultura e outros setores. 

No Brasil, podemos exemplificar os trabalhos científicos desenvolvidos com base no melhoramento da biomassa da cana-de-açúcar, voltada para a produção de álcool etílico, poupando o meio ambiente de proporções mais agravantes, envolvendo poluentes gerados pelos combustíveis fósseis, emitidos por indústrias e automóveis. A Biotecnologia possui dimensões grandiosas, envolvendo diversas áreas do saber, aspectos de produção e maneiras de se utilizar.
Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.
Histórico
A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de pães e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de ultima geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulação de microorganismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos industrializados. Insulina produzida por bactérias geneticamente modificadas e produção de medicamentos a partir de anticorpos monoclonais são exemplos de avanços biotecnológicos.
Área de conhecimento
A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.
Benefícios
Muito do que comemos e utilizamos como medicamentos são obras da biotecnologia. Segundo a Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, biotecnologia significa “qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados destes, para fazer ou modificar produtos ou processos para usos específicos.
Na agricultura, é utilizada em grande escala a produção de organismo transgênicos: adição de um gene que codifica uma característica de interesse no genoma de outra planta. Este gene pode ser de um fungo, uma bactéria e ate de outra planta).
Podemos citar como produtos obtidos através da biotecnologia:
Agricultura
- Mudas de plantas, plantas transgênicas, adubos e pesticidas;
Alimentação
- Cerveja, vinho, pães e queijos
Indústria
Metais, enzimas, biosensores, biogás, ácidos, etc.
Medicamentos
- Insulina, hormônio de crescimento e outros hormônios, antibióticos e vacinas.
Meio ambiente
- Puruficação da água, tratamento do esgoto e do lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, espero te-lo ajudado!
Abraço, Roselaine Mezz